top of page
ENCONDROMA
O encondroma é um tumor ósseo benigno (não cancerígeno) formador de cartilagem que pode ser encontrado de forma mais comum no interior de ossos longos e nos ossos tubulares de mãos e pés. O paciente costuma ter entre 20 e 30 anos , mas também pode acometer pessoas um pouco mais jovens e um pouco mais velhas. O encondroma é mais comum nos ossos das mãos e pés, no fêmur e úmero.
Na grande maioria dos casos, o encondroma é assintomático, ou seja, ele está presente no interior do osso, mas não causa nenhum sintoma no paciente. Ele muitas vezes é achado em exames de imagem solicitados por outros motivos,como tendinites e artroses, e não pela presença do tumor.
Em alguns casos, o encondroma pode ser maior e mais agressivo localmente podendo causar dor local, deformidade óssea com aumento de volume local, e em alguns casos até fraturas patológicas. Estas fraturas são mais comuns nos ossos de mãos e pés.
Na maioria dos casos, o encondroma é apenas um achado de exames de imagem e não provoca sintomas. Nestes casos, não há indicação de intervenção cirúrgica, mas apenas acompanhamento clínico e com exames de imagem. A grande maioria dos encondromas não cresce depois de diagnosticado. Nos pacientes em que o tumor causa dor, fraturas ou em que há sinais de agressividade e crescimento local, o tratamento deverá ser cirúrgico.
A causa do encondroma não é clara. Possivelmente existe uma alteração genética que causa a diferenciação de células em cartilagem ao invés de formarem tecido ósseo.
Não existe associação deste tumor com trauma local, herança familiar, uso de medicamentos, irradiação ou outros fatores.
Tumores ósseos não cancerosos são benignos, o que significa que não são câncer e, em geral, nunca ou raramente se espalham para outras áreas do corpo. No entanto, eles podem causar problemas, pois podem enfraquecer os ossos, interferir no movimento da articulação ou destruir tecido saudável na proximidade.
Tumores ósseos benignos podem ser indolores, mas frequentemente causam dor óssea. A dor pode ser intensa. A dor pode ocorrer em repouso ou durante a noite e tende a se agravar progressivamente.
bottom of page